segunda-feira, 20 de julho de 2009

RESOLUÇÃO CONTRAN 297

Em agosto passa a ter vigência a Resolução Contran 297 que trata de danos em veículos e as respectivas classificações como de Pequena, Média ou Grande monta .
O assunto não é novo e fazia parte da Resolução 25 / 98 e, à época, gerou apaixonadas e renitentes discussões acerca das competências .
Alguns pontos não mudaram e classificação dos danos deve ser feita pelos agentes responsáveis pelo atendimento da ocorrência e não há participação dos Peritos Criminais quando os danos forem de Pequena ou Média monta .
Ocorre que na nova resolução o art. 9o faz menção a LAUDO OFICIAL, a ser expedido por profissional devidamente qualificado, quando o dano for classificado como de GRANDE monta . Ora, se o laudo a ser expedido é OFICIAL, vai sobrar para alguem e isso deve ser amplamente discutido e definido, pois existem formulários específicos para a análise dos danos em automóveis, caminhões, ônibus e motocicletas . A classificação dos danos se dá através da soma de uma pontuação . Há a necessidade de treinamento .
Os Peritos Criminais do Curso de Formação da Acadepol receberam treinamento voltado para o assunto, realizado no mês de junho .
saudações periciais

4 comentários:

  1. Parabéns Dr. Roberto,
    Como sempre o Sr. continua nos surpreendendo com vossas iniciativas e não se cansa de nos brindar com vosso conhecimento, traduzindo-se no verdadeiro mestre.
    Ja adicionei seu blog em minha lista de favoritos e a partir de hoje, farei dele leitura diária obrigatória.
    Saudações Períciais.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Dr. Roberto, como sempre nos acessorando.
    Parabéns.
    Celso Garcia.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Roberto,
    Parabéns pela iniciativa, sempre de corpo e alma nas atividades periciais.
    Assessorando, ensinando e promovendo aproximações.
    É uma honra fazer parte.
    André Neves

    ResponderExcluir
  4. Prof. Roberto, inicio parabenizando pela disponibilidade de criação e gerenciamento deste espaço. Como sabe, também tenho um blog sobre criminalística e medicina legal cujo objetivo primo é a divulgação científica.

    Penso que espaços como este deveriam proliferar nossas discussões periciais e, assim, promover o intercâmbio de informações. Por isso, enalteço a iniciativa.

    Abç,

    ResponderExcluir